Educação a distância no Ensino Superior – Uma proposta baseada em Comunidades de Aprendizagem usando Ambientes Telemáticos

Crediné Silva de Menezes1,2, José Marques Pessoa1,3, Hylson Vescovi Netto1, Davidson Cury2, Orivaldo de Lira Tavares2, , Tânia Barbosa Salles Gava1, Edson Pereira Cardoso1, Lucia Barcellos Bazzarella2 , Alberto Nogueira de Castro Júnior4

1 PPGEE – UFES

2Departamento de Informática - UFES

Av Fernando Ferrari, s/n, 29060-900 – Vitória – ES – Brasil

{credine, dede, tavares, luciab}@inf.ufes.br

hvescovi@bol.com.br; edson@ele.ufes.br; t_salles@zaz.com.br

3ICLMA – UFMT

Rodovia MT-100, Km 4 – 78600.390 – Pontal do Araguaia – MT – Brasil

jmpessoa@npd.ufes.br

4 Departamento de Ciência da Computação – Uam

Av. do Contorno, s/n – Japiim, Manaus-Am

albertoc@dcc.fua.br

Resumo. Com base em vários aspectos da interação e da cooperação, importantes para a educação e em geral não contemplados pelas ferramentas convencionais de comunicação, propomos a criação de um ambiente na Internet para apoiar os cursos a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Ne@ad – UFES). O ambiente é uma instância da proposta AmCorA para construção de ambientes inteligentes e cooperativos para apoio à aprendizagem. Esse ambiente utiliza recursos da informática, tais como Técnicas de Recuperação de Informação e Inteligência Artificial e faz uso de Metodologias para o Trabalho Cooperativo. Buscamos com isso contribuir para agilizar o processo de interação, individualizar o atendimento ao estudante, intensificar e dinamizar a cooperação, bem como, e, facilitar o acesso à informação em uma comunidade virtual de aprendizagem.